sexta-feira, dezembro 29, 2017

Chicago Med e a reflexão sobre relações familiares




Dias destes, ao assistir um episódio da Série Chicago Med pelo Canal Universal, me deparei com um aprendizado e reflexão das mais oportunas, do quanto somos relutantes em ceder ou aceitar o outro, como ele é sem impor nossas vontades e regras e perdemos tempo em ser felizes.


Neste episódio, um dos assuntos é o pai de um dos médicos, o Dr. Will Halstead, e tem um problema grave de saúde, na válvula do coração e precisa urgente ser internado e operado, mas relutante e extremista, declina do diagnóstico do filho e o deprecia perante os colegas de profissão.

Ele acha que o filho não nasceu para estudar, mas para trabalhar e por isso negou ajuda financeira para ele cursar Medicina. Um homem rústico, doutrinado nos valores da sociedade patriarcal, em sua ignorância ou soberba ‘menospreza’ o talento do filho, já que o outro é Detetive, assim opta por um procedimento cirúrgico apenas.

No entanto, o problema se agrava, ao ponto de ter que acatar as pressas uma nova cirurgia urgente, pois poderá o levar a morte, se assim negar. 

Quando a cirurgia é realizada pelo colega do seu filho, e se torna um sucesso, o pai envergonhado se dá conta que o filho não é mais o garoto de 09 anos, que ele desdenhava e o chamava de ‘mijão e chorão’, mas um homem feito, realizado e respeitado, também no profissional.  Sem graça, e agora ciente dos equívocos cometidos, faz uma mea culpa, de que agira assim porque o rapaz o contrariou e foi fazer faculdade ( da qual ele se negou a pagar) em busca dos seus sonhos.  E, com isso, não percebe, seja por sua rigidez ou machismo, do quanto aquilo mexe com a autoestima do filho agora ( Ele não se sente bom o suficiente), até então.

Quando o pai, num momento de reflexão e recomposto dos seus enganos, repara o erro e declara abertamente: ‘Obrigado, garoto, Eu te amo’, em agradecimento ao filho, não só por salvar a sua vida mas por não ter desistido dele, apesar de ser tão intransigente.

O que um simples episódio, de uma série destas, pode ensinar a refletir?
Muita coisa, do quanto perdemos tempo, arraigados em conceitos e padrões morais estabelecidos, ocupados em impor nossa vontade apenas, seja por orgulho ou medo em ‘baixar a guarda’, sempre de dedo em riste, passamos a viver a vida, mais preocupados pelo que a sociedade dita, atrelados às regras e conservadorismo,  e muitas vezes, equivocados quanto ao que seja amor ou respeito às escolhas alheias,  e ocupamos nosso tempo para depreciar ou espezinhar,  nossos filhos, irmãos, parentes, amigos ou do nosso convívio social, sem exercitar o principal mandamento ‘Amar uns aos outros’, uma virtude automaticamente ligada ao altruísmo, aceitação do outro de forma incondicional, sem imposições e não pautada no egoísmo, em querer que as pessoas sejam e vivam de acordo com os nossos hábitos, crenças, desejos e costumes.  Perdemos muito tempo, em olhar para trás, e não em olhar para frente, e descobrir o que nos faz mais diferenciados e admirados por aqueles, que realmente nos e se importa. 

                                       

Com diálogo, humildade e aceitação, e não somos o dono das verdades e que elas são mutáveis, e a vida é um eterno movimento, ao invés de satisfazer o mundo e ou aquilo que nos cerceia, mas com pequenos gestos e atitudes, podemos mudar ‘quase’ tudo à nossa volta. Ao invés de ter razão sempre, escolha o que menos trará dor no futuro, ceder, aprender ou dialogar não é sinal de fraqueza e estupidez, mas de gente coerente com o movimento da vida, e percebe a tempo, o que é preciso para viver mais sereno no dia a dia. 

Claro, que é preciso ter a sorte de encontrar um ‘Will Halstead’ generoso pela frente, que apesar do modo torto ou atitudes erradas até então cometidas, emocionado aceita as desculpas pelos erros passados e assim obter a redenção final ”Eu também te amo”. Certa vez, li em algum lugar, “Amar alguém nunca é um engano. O erro consiste em não revelar esse amor. A vida é breve para omitir sentimentos”. 
Então, Feliz 2018 e que as escolhas feitas sejam sempre no Amor!.